Acompanhe nossas redes sociais: 
  • Whatsapp
  • Facebook ícone social
  • Instagram ícone social
1024px-WhatsApp_logo-color-vertical.svg.
0

Sarna Negra em cães: como identificar?

A Sarna Negra (ou Sarna Demodécica) é uma doença que afeta a pele do cão, causando lesões e até mesmo feridas. Também conhecida como lepra canina, sarna negra ou demodiciose, ela consiste em uma dermatopatia parasitária inflamatória, que é causada pelo ácaro Demodex Canis.

Este ácaro faz parte da microbiota da pele canina saudável, presente em pequena quantidade, dentro dos folículos pilosos (raíz dos pelos). Para ser considerada uma doença, precisa haver uma grande proliferação do ácaro que, em geral, é influenciada por fatores genéticos e imunológicos.


É importante ressaltar que a Sarna Demodécica NÃO é contagiosa.


Devido ao seu habitat ser nas profundezas da derme, a transmissão só é normalmente possível através do contato direto e prolongado, como a cadela transmite aos filhotes durante a lactação. Como resultado, os locais mais comuns para o aparecimento precoce de lesões demodicódicas são o rosto, o focinho, as patas dianteiras e as regiões periorbitais (ao redor dos olhos).


A demodicose pode se manifestar com lesões de dois tipos:

- Carcinoma — que provoca alopecia seca e espessamento da pele —; e

- Demodicose pustulosa, a forma mais grave, causando infecção secundária, resultando no vermelho característico, numerosas pústulas e enrugamento da pele.


Fatores que favorecem o aparecimento da Sarna Negra:

A transmissão é hereditária, porém, alguns fatores exercem influencia direta para que a sarna demodécida se manifeste nos pets.

Por exemplo, animais com baixa imunidade, que vivem ou vivenciaram doenças como câncer, gestações, separações duras ou que estejam em período de cio.


Diagnóstico e Tratamento

O diagnóstico deve ser realizado por um médico veterinário qualificado. O processo inclui a observação direta das lesões e também exames laboratoriais feitos a partir da própria pele e que detectam a presença dos ácaros através de análise microscópica.


Se constatada a demodiciose, o tratamento é prescrito de forma individualizada, avaliando a condição de cada pet em relação ao estágio da doença e a presença de infecções associadas, por exemplo.


De modo geral, atualmente o tratamento é realizado através do uso de parasiticidas orais, mas pode também incluir o uso de loções e shampoos, antibióticos e até vitaminas para reforçar o sistema imunológico dos peludos.



Sarna Negra em cães

CATEGORIAS >>
ATENDIMENTO >>
SIGA-NOS >>
  • Whatsapp
  • Facebook ícone social
  • Instagram ícone social
Pet Luke - Roupas & Acessórios - CNPJ 28.044.788/0001-57. Administração: Rua Domênico Maggion, 200 - Vila Yolanda - Osasco - SP
CEP.: 06120-220. Atendimento: petluke@hotmail.com.
Em caso de divergência de valores no site, o valor válido é o do carrinho de compras.

COMPRA SEGURA. A Petluke garante segurança para suas informações pessoais e financeiras - Todos os direitos reservados à Petluke.

 Brasil | Osasco - SP | petluke@hotmail.com | (11) 99528-8770