top of page
  • Foto do escritorpetluke

Inflamação da Glândula Anal e Adanal - Como resolver?

Atualizado: 9 de jun. de 2021


Inflamação na Glândula Anal ou Adanal do cão. A inflamação causa inchaço, vermelhidão e dor. Fique atento aos sintomas do seu Pet.
Inflamação na Glândula Anal ou Adanal

Quem já foi pego pela seguinte situação: o pet arrastando o bumbum no chão repetidas vezes?

Em alguns casos, este hábito pode ter relação com vermes ou ainda pode ser causado por uma inflamação da glândula anal ou adanal, que é o tema de hoje.


Estas duas “glândulas”, são pequenos depósitos localizados de cada lado do reto, localizados entre os músculos do esfíncter anal interno e externo, um em cada lado do ânus. O saco anal, ou glândula anal ou adanal, esvazia-se através de um duto curto e estreito, localizado na borda interna do ânus. Cada saco é repleto de material oleoso, glândulas sebáceas e  glândulas apócrinas. A substância secretada é um fluido semi-oleoso, que carrega um odor forte .


Essa glândula, na maioria das vezes, sofre um esvaziamento “automático” e normal toda vez que o animal defeca. Mas em alguns cães e gatos, isso pode não ocorrer de forma assim tão simples e o canal pode ser obstruído, a secreção fica acumulada e a glândula pode inchar, ficando do tamanho de uma uva. A situação piora ainda mais quando a glândula infecciona e forma abcessos ou fístulas (quando o abcesso se rompe).


Às vezes, a inflamação só é notada pelo proprietário quando o animal é tosado ou apresenta vermelhidão na área, além dos sintomas abaixo:

  1. Arrasta o bumbum no chão;

  2. Morde a base da cauda;

  3. Tem dificuldade para defecar;

  4. Lambe a região anal com frequência;

  5. Chora e se sente incomodado e desconfiado.


E quando a glândula anal está inflamada, o que fazer?

Em primeiro lugar, o ideal é que o veterinário examine o pet para se certificar se a região está inflamada ou infeccionada. Nestes casos, é preciso um certo cuidado ao esvaziá-la manualmente, evitando que o problema se agrave. Depois disso, se a situação ocorrer com frequência, o correto é que o veterinário ensine a técnica para que o proprietário a faça sempre que necessário, de 15 em 15 dias.

Caso esteja infeccionado ou com abcesso e pus, o profissional irá drenar todo líquido e passará um tratamento com antibióticos e antisséptico. Dependendo da avaliação, ainda poderá ser indicada a remoção cirúrgica das glândulas.

Em todo caso, é importante levar o pet ao veterinário sempre que houver qualquer problema e não fazer nada sem o seu consentimento.


ATENÇÃO: Não realizamos atendimento veterinário presencial ou online. Caso seu pet apresente essas características, procure imediatamente o Médico Veterinário de sua confiança.

bottom of page